sábado, 25 de janeiro de 2014

Frigideira de repolho com camarão e salmão!

Olá!!

Aqui no nordeste, principalmente na Bahia, fazemos muito esse prato: Frigideira! Em alguns lugares do Brasil também é chamada de fritada, torta.. É uma receita saborosa que vai ao forno. Tem de camarão, bacalhau, atum,sardinha, carne moída, frango desfiado...nas quais adicionamos vegetais a gosto!*

* Nesse, caso, adicionei repolho e ervilhas.

Para os vegetarianos , pode-se fazer com uma Seleta de legumes (milho, cenoura, palmito,ervilha,batata, azeitonas...) que não fica nada a dever às que usam carne de qualquer espécie!

Vamos à receita!

Frigideira de repolho (com camarão seco e salmão)
Ingredientes:01 repolho médio,(cortado em lâminas finas), 01 tomate maduro, mas firme 01 cebola média, 02 dentes de alho, 01 pimentão médio,coentro a gosto, 04 colheres(sopa) de óleo, suco de meio limão (pequeno),1/2 colher(café) de cominho, 01 lata de ervilha, 150 a 200 gramas de camarões secos*, sobras  ou aparas de salmão (assado ou cozido) , 1/2 xícara (chá) de molho de tomate(pronto), ou dilua 02 colheres (sopa) de extrato de tomate em meia xícara de água, sal a gosto.

Para a cobertura: 04 ovos batidos claras em neve e depois acrescentar as gemas + 03 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1/2 colher (café) de sal.

Modo de Fazer: Numa frigideira, coloque o óleo para esquentar, acrescente o alho amassado, a cebola,o tomate e o pimentão cortados em cubos, envolvendo bem.Adicione o repolho e refogue até murchar um pouco.Acrescente 01 copo americano de água, tampe a panela e cozinhe até ficar macio ( fogo baixo) .


Por fim, coloque  o peixe em  cubos ou lascas, os camarões secos, o coentro, o limão, o cominho,o sal, o molho de tomate . Por fim, adicione as ervilha,envolvendo bem todos os ingredientes.

Finalizando:Unte( com óleo )uma assadeira ou refratário médio,
despeje a mistura e cubra com os ovos batidos.Salpique com cebolinha verde ,ou aneis de cebola ou, simplesmente, salpique gergelim (como na foto).Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 20 a 30 minutos até corar.

                                         Huuummm!!
Delicioooso!!

5 comentários:

  1. É de babar de tão bom!!Já provei e adoro!!!bjs praianos,tuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Diana, tudo bem!
    Hummmmmm...prato irresistível!
    Amei o recheio e a cobertura, vou fazer essa delícia!

    Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de receita Diana!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Diana, que delícia é essa?!
    Amei com camarão e salmão... muito chique!
    O toque do coentro deve ter deixado tudo ainda mais saboroso...
    Um bejim pra você e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Deliciosa Diana, com esse calor uma refeição maravilhosa...

    Tenha um Bom Dia!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir