terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Natal Gastronômico de alguns países-Receitas Imperdíveis!!

                                                                                    Gosto muito da Capa!!!
                       
OLÁ!!!


Ganhei este livro do meu marido logo que casamos! Esperto ele, não?!!rsrsr.É uma edição portuguesa, publicada em Lisboa pela  Seleções do Reader's Digest (Portugal) , que adquirimos através do Círculo do Livro, quem lembra?! rsrsrs!Mas, realmente, este foi um presente do qual gostei muito, pois é um exemplar lindo, bem ilustrado, esclarecedor, robusto (tem 442 pgs) e  muitas receitas maravilhosa, muitas das quais tive o prazer de preparar e degustar com minha família. Felizmente, eu ainda tenho este livro até hoje!!Vejam a capa dele aí ao lado!!

***Algumas  ilustrações são deste livro, mas este não serviu somente para enfeitar a estante!! De fato, as receitas são ótimas e sinto-me feliz pela propriedade rsrsr.


Há séculos que em Dezembro, principalmente nos últimos dias do mês são feitas celebrações várias.Os Romanos celebravam Saturno. Odin e outros deuses eram festejados, no Norte da Europa, em festas  licenciosas com muita bebida e comida!!Os povos do Egito e da Pérsia festejavam os deuses da abastança, entre outros povos e seus festejos.

 A Igreja Católica comemora no dia 25 de dezembro o dia do nascimento de Jesus Cristo e a Missa do Galo, rezada no Vaticano pelo Papa, é o marco  festivo da cristandade.


A CEIA DE ALGUNS PAÍSES NO NATAL!!!


Na  ITÁLIA, além de outras iguarias, o presunto é geralmente servido no Natal, numa caixa de massa folhada! Na ALEMANHA, o prato principal é a Carpa cozinhada na cerveja!! Na ESPANHA, é servido peru e leitão nas cidades, e o carneiro é mais preferido no campo.Na ROMÉNIA, é servido porco no Natal e este é feito de diversas maneiras!! Na  FRANÇA,costuma-se servir ganso entre outras iguarias. Em PORTUGAL, o Natal é farto com bacalhau, porco, peru e muitos doces saborosos!!!Na ESCANDINÁ
VIA,a ceia inclui ganso, lombo de porco assado, entre outras delícias!

 No BRASIL, temos uma ceia que ,às vezes, se resume no peru assado com farofa, arroz e salada de maionese! Mas também há a versatilidade do brasileiro , este país tão vasto e cheio de diversidade cultural, então é possível ter em uma ceia: chester, frangoporco, bacalhau,tender, carneiro,outros peixes (assados, caldeiradas...), entre outras iguarias!!!E de sobremesa: frutas nativas e importadas, frutas secas, pavês, pudins, panetones...Quanta comilança, heim?rsrsrs

Enfim, o Natal é comemorado em quase todos os cantos do mundo e as iguarias, às vezes, se repetem, só o seu modo de preparar e seus acompanhamentos é que mudam!

VAMOS ÀS RECEITAS!!! (esta é uma da qual gosto muito)


                                         LOMBO SUÍNO SEM OSSO COM LARANJA
                                                  
                                              Feito por mim!! Delicioooso!!
                                                      
 INGREDIENTES
                                                                                                
01 lombo de porco (sem osso) de 2,0 quilos
05 dentes (grandes) de alho amassados
02 cebolas raladas
01 colher (sobremesa) pimenta cominho ou do reino(moída)
02 folhas de louro
01 punhado de alecrim seco (para salpicar por cima do lombo )
01 xícara (chá) de vinho branco
02 limões (médios)
05 laranjas pêras( usar 2 no tempero e reservar 03 para compor o prato)
Alguns cravos
50 gramas de manteiga ou margarina.
Sal a gosto

MODO DE PREPARAR

Lave o lombo com água corrente , ecorra-o bem e depois passe em toda a carne um limão cortado ao meio,com a casca, espremendo o seu suco, dê uns furos na carne com a faca . Reserve.
Numa tigela, misture a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o suco de duas laranjas, o suco de 0l limão e envolva a carne nesse tempero, colocando um pouco deste também nos furos feitos no lombo.Acrescente as folhas de louro  e regue com o vinho . Cubra com papel alumínio e leve à geladeira de um dia para o outro* regando a carne e virando-a algumas vezes.

 Coloque o lombo na assadeira, retire o papel alumínio, unte todo ele com a manteiga ou margarina, depois  despeje o tempero aos poucos sobre ele e o cubra novamente com o papel. Leve-o  ao forno preaquecido a 180 graus, e deixe assar por mais ou menos 1 hora e meia, regando de vez em quando com o molho que forma na assadeira. Retire o papel alumínio, espete alguns cravos na carne e salpique o alecrim .Deixe dourar por mais 30 a 40 minutos.*

TOQUES DO BLOG!! 

*** Fatiar o lombo até a metade, intercalando com rodelas de laranjas e servi-lo  acompanhado de uma farofa de banana ou farofa de manteiga com cebolas, uma maionese de batatas ou uma salada folhosa, enfim dê o seu toque final.

* você pode temperar o lombo no horário mais conveniente, lógico !!
* O tempo de forno varia de fogão para fogão, do tamanho da peça a ser assada...Este é um tempo convencional!


UMA BOA OPÇÃO DE SOBREMESA!

Veja a receita de rabanadas postada no Chá com Lorde Byron!! Mas para ficarem mais festivas, como a fatia da foto, faça uma calda, de sua preferência, lembrando de colocar um cálice de licor ou de vinho do porto. Reserve em um pote, vidro ou compoteira...e só regue as rabanadas com  a calda  na hora de servi-las!!

                                              RABANADA FESTIVA COM CALDA
                                                  IH!!GULA É PECADO!!                        

                                    
                                                

5 comentários:

  1. Bem espertinho esse maridão, hein?! Hahahaha...
    O livro parece ser muito bom, gostei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é um clássico aqui de casa! Lembro que além das receitas, ele tem também os nomes de diversas verduras e legumes...algumas delas eu achava que eram a mesma coisa...rs! Eu adoro as comidas natalinas aqui do Brasil e adoraria experimentar todas as outras pelo mundo a fora...Dei uma olhadinha na internet para saer a origem do peru na ceia de Natal e encontrei que essa ave é nativa dos Estados Unidos, e foi inicialmente domesticada pelos índios do Mexico e proximidades. Os colonizadores da região receberam um peru em celebração da primeira colheita na terra e a tradição de comê-lo em dias festivos se perpetuou principalmente no Natal...Essa é uma das histórias. Aí vai um link interessante: http://www.historiadaalimentacao.ufpr.br/artigos/artigo005.htm. Ah! e, Didi: a senhora está intimada a preparar essa rabanada caramelada neste Natal!! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas receitas!
    Te desejo um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Que 2012 seja um ano de Paz e Saúde.
    Porque as demais coisas, conquistamos a seu tempo.
    Deus abençoe.


    Silmara

    ResponderExcluir
  4. Que livro rico, Diana. Com certeza seu marido sabia o que estava fazendo quando o comprou. :)

    Tenham boas festas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Diana, desde já agradeço sua visita e os seus comentários tão simpáticos. Deixe-me que lhe diga que também tenhos os doze meses de cozinha, gosto muito desse livro, pois era da sogra e ela ofreceu-me.
    Aproveito para desejar um Feliz Natal e um excelente 2012, repleto de saúde, paz, harmonia e muito amor no coração!!!...

    ResponderExcluir