" PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE"!!
Estamos num período festivo, os cistãos comemoram a chegada de Jesus Cristo! Mas, junto com a chegada Dele, também se aproveita para confraternizar com a família, os amigos, colegas e também com todos aqueles que nos cercam, que nos auxiliam no nosso cotidiano, ajudam a mover o mundo:trabalhadores, operários, secretárias, empregados...enfim pessoas que sem elas não podemos tocar a vida para frente sozinhos! Bem oportuno este pensamento de Pablo Casals(escritor espanhol):
"Deveríamos pensar que somos uma das folhas de uma árvore e a árvore é a humanidade inteira. Não podemos viver sem o outro, sem a árvore".
Hoje, escolhi um livro que faz parte de coleção " A palavra é...." da Editora Scipione, cujo volume escolhido foi " A Palavra é... Natal". É uma seleção de contos, de escritores diversos,,relacionados ao Natal.
A seguir, vejam algumas passagens de alguns destes contos:
* Foto do meu presepinho
" Entrementes foi acabando o ano e já era sobre o Natal. E vai a família do patrão velho armar um presépio na sala grande da estância; e ele mesmo mandou avisar o vizindário todo que a Sia-dona convidava para se cantar um terço de festa, na noite Santa" (...)
(...)Houve jantarada e doçaria, na sombra da figueira. Mas logo escancararam as janelas e a claridade da sala alumiou o terreiro; foi um alarido de contentamento, todos se juntaram e sia-dona puxando a porta, entrou para principiar o rosário. E aquele bando de gente (...) todo dizendo: O presépio! O presépio! presépio!
( Simões Lopes Neto - O Menininho do Presépio)
*** Foi-se o tempo que se armava presépio em quase todas as casas! Os vizinhos, às vezes, nem os conhecemos!! Tempos Modernos rsrsr!!
- Que champanhe, Luísa?
- Com champanhe, Antoninho, é um luxo, uma vez só, vai dá sorte à gente , Antoninho. (...)
(Ribeiro Couto- Milagre de Natal)
*** A festa tem disso- a mistura do religioso com o profano!!
"-Bom, no Natal quero comer peru"
Houve um desses espantos que ninguém imaginava, como minha tia solteirona e santa, que mora conosco, advertiu que não podíamos convidar ninguém por causa do luto. ( o chefe da família, o pai, havia falecido)
"-Mas quem falou em convidar ninguém! Essa mania...Quando é que a gente já comeu peru em nossa vida"?
Peru aqui em casa é prato de
festa, vem toda essa parentada do diabo...Não, não se convidava ninguém era uma peru pra nós ,cinco pessoas. E havia de ser com duas farofas, a gorda com os miúdos, e a seca, douradinha, com bastante manteiga. Queríamos papo recheado só com a farofa gorda, em que havíamos de ajuntar ameixa preta, nozes e um cálice de xerez (...)
Comprou-se o peru, fez-se o peru, etc.E depois da Missa do Galo, bem mal rezada, se deu nosso mais maravilhoso Natal. Mamãe comeu tanto peru que em momento, imaginei, aquilo podia fazer-lhe mal... Mamãe por fim ficou sabendo que peru era manjar mesmo digno do jesusinho nascido. (...)
( Mário de Andrade- O Peru de Natal)
*** Às vezes, no Natal, ficamos tão preocupados em servir bem aos outros e esquecemos de nós mesmos-era o que acontecia com a mãe do personagem do conto!!
E, por fim, Machado de Assis e o seu clássico " MISSA DO GALO"
Naquela noite de Natal foi a escrivão ao teatro. Era pelos anos de 1861 ou 1862. Eu já estava em Mangaratiba, em féria; mas fiquei até o Natal para ver a " Missa do Galo na Corte". A família recolheu-se à hora de costume;eu meti-me na sala da frente, vestido e pronto.Dali passaria para o corredor da entrada e sairia sem acordar ninguém. Tinha três chaves a porta;uma estava com o escrivão,eu levaria a outra, a terceira em casa
-Mas, Sr. Nogueira, que fará você todo esse tempo?- perguntou a mãe de Conceição.- Leio, D. Inácia.tenho comigo um romance, os Três Mosqueteiros(...)
***A Missa do Galo é uma tradição natalina,mas, hoje em dia, não mais tão assistida!Confesso que gosto de assitir um pouco,na noite de Natal, à Missa do Galo, celebrado no Vaticano, pelo Papa! É mais um espetáculo clerical cheio de gente elegante!
***A Missa do Galo é uma tradição natalina,mas, hoje em dia, não mais tão assistida!Confesso que gosto de assitir um pouco,na noite de Natal, à Missa do Galo, celebrado no Vaticano, pelo Papa! É mais um espetáculo clerical cheio de gente elegante!
***Aguardem receitas saborosas, próprias deste período.Bjs.
Lindos trechos que fazem refletir sobre o sentido do Natal;;;um beijo,FELIZ NATAL e tudo de bom,chica
ResponderExcluirAmei o post!!!
ResponderExcluirAmo o Natal e as guloseimas natalinas hehehe.
Beijos.
Que post festivo. Adorei o clima!!!
ResponderExcluirAguardamos as receitas! ;)
Beijos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGosto do clima de Natal...reunir-se com a família, perceber que precisamos olhar mais para e pelo próximo, compartilhar e colaborar... que não curto tanto, é o clima meio consumista que também aflora às vezes...e a correria, afinal, além do Natal, o ano está chegando ao fim. Mesmo assim, não deixo de celebrar na minha casa, com uma ceia caprichada feita pela mamãe :) e presentinhoos para todos! Boas festas!
ResponderExcluirLá no grupo Papo Literário do facebook, estávamos listando livros cujo o tema da história seja o Natal. Vou indicar este post para o povo de lá! Beijos.
ResponderExcluir